3D PARA TODOS

Aprenda de maneira simples e direta. 

ebook completo e ilustrado

Hoje em dia cada vez mais pessoas buscam aprender 3D, e muitas não tem familiaridade com esse tipo de ferramenta. O ebook foi feito pensando nisso, de ser inclusivo, simples e direto.

Eu já gravei vários outros cursos, mas o objetivo desse com o ebook, é ser uma porta de entrada sem se perder muito tempo em um mesmo tema ou ferramenta.

Baixe de maneira totalmente gratuita ou pague o quanto quiser.

A liberdade da criação 3D

O Blender é uma aplicação livre e aberta para criação 3D, e você irá entrar nessa mundo através dele. Ele possuí ferramentas de:

Modelagem 3D

Através de modelagem poligonal ou escultura digital.

Animação

Sistema de rigging completo, shapekeys, action editor, etc.

Simulação

Simule fluídos, tecidos, fumaça, fogo, corpos rígidos e maleáveis

Renderização

Renderização por GPU e CPU integrado nativamente

Composição

Node editor com recursos de pós produção em vídeo e imagem

Camera tracking

Sistema nativo, totalmente integrado com o programa

Criação de jogos

Game engine integrada e boa interação com outras engines

Muito mais!

Pintura de textura, edição de vídeo, mapemento UV, etc… 

O QUE MOTIVOU ESCREVER O EBOOK?

Em 2019 notei que a quantidade de conteúdo escrito direcionado ao Blender era escasso, e muitas vezes professores precisavam de algum material de apoio para passar aos seus alunos, porém não encontravam. O objetivo era que o livro fosse publicado impresso, no entando minha rotina não estava permitindo que isso fosse concretizado. Então agora em 2021, decidi publicar como ebook e com licença para livre compartilhamento e uso, o projeto não poderia ficar mais 1 ano encalhado no meu HD depois de vários dias escrevendo. Aproveite! 😉

DOMINE OS ATALHOS

Se você desejar pode adquirir o poster para ser impresso em cartaz, banner ou qualquer outro formato com os atalhos mais usado do programa.

Dúvidas?
Onde baixo o Blender 2.8?
Acesse a blender.org e bons estudos!
Quem desenvolve o Blender?
O Blender é um programa de código aberto, então é desenvolvido por várias pessoas ao redor do mundo. Porém seu principal mantenedor é a Blender Fundation situada em Amsterdã na Holanda, financiada por doações e por recursos vindos da Blender Cloud.
Pra que serve?
Suas ferramentas permitem a criação de comerciais, animações em 2D e 3D, anúncios publicitários, modelos para games, maquetes eletrônicas, elaboração de estandes para eventos,  etc.
Ele é pra profissionais ou iniciantes?
Tanto faz, o Blender pode ser utilizado por qualquer pessoa.
É dificil aprender o Blender?
Isso depende do esforço, lidar com ambiente 3D é estranho no inicio, porque você tem que lidar com uma série de ferramentas para manipular objetos na largura, altura e profundide. E como isso lida com a percepção, o cérebro demora um tempo para compreender o que está acontecendo, mas não se preocupe, com treino essa barreira é passada tranquilamente.
Por que ele é considerado completo?
O Blender se propõe a ser completo para estúdios e profissionais. Além das ferramentas padrões de modelagem, ele tem sistema de escultura digital, simulações físicas, como de tecidos e fluídos, pintura de textura direto na viewport, renderizador por CPU e GPU e muitos outros recursos.
Ele é o melhor programa 3D?
Isso é ralativo, a concorrência nessa área é absurda. Existem várias empresas que desenvolve programas 3D, tal como 3ds Max, Maya, Cinema 4D, Modo entre outros. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.
O Blender pode deixar de ser livre?
Não, o Blender é livre e gratuito e sempre será. Sua licença não permite que ele seja comercializado.
Posso desenvolver games completos?
O programa tem um motor de jogo integrado, porém outras engines como a Unity estão anos luz a frente. O motor do Blender tem problemas de performance, é mais complicado portar para diferentes plataformas e falta vários recursos. O interessante é utilizar ele em conjunto com outras engines, muitos jogos indie hoje em dia são feitos com a dupla Blender + Unity 🙂

Conheça alguns filmes feitos no programa

Vários projetos já contribuiram com a evolução do programação

Next Gen – Netflix

Olá, tudo bem?

Meu nome é Daniel, sou publicitário e uso o Blender e o Affinity Designer como ferramenta de trabalho. Não tenho nenhum vínculo com a Blender Fundation, essa página nasceu após algumas vezes alunos de meus cursos perguntarem “o que é o Blender?”